24 de fev. de 2020

Como não gostar do Ariano?

Um senhor de cabelos brancos, franzino e de aparência frágil. E ao mesmo tempo um homem do tamanho do mundo, de riso frouxo e coração na boca. Assim eu vejo o escritor Ariano Suassuna e aposto que muitas pessoas o vêem assim também. Na atualidade virou cult apreciar a obra e o homem Ariano. Muitos saem dizendo por aí o quanto ele é legal, o quanto é interessante a sua obra e blá blá blá. Na verdade, o difícil é não gostar do Ariano. Se não entendemos a sua obra, ainda nos sobra o homem/humano Ariano, que é uma das pessoas mais interessantes que eu conheço. E isto através de entrevistas escritas e tv, imagine se eu o conhecesse pessoalmente!!Ariano é a cultura popular in loco e in foco. Incrível como ele sempre entremeia “causos” e contos às suas entrevistas e o quanto ele consegue ser engraçado sem ser panfletário e ser sério sem ser pragmático ou hermético. Ariano é doce e ao mesmo tempo azedo. É menino de plumas e homem de asas, dia de quermesse em plena praça do interior e festa das letras em academias de literatura! Gosto de ouvi-lo falar com sua voz de menino/velho e estou sempre procurando entrevistas suas.
Pena que a adaptação para a tv de seu livro “A pedra do reino” não me agradou. Era estética demais num local onde deveria estar o popular com toda a sua cor local. Eu não consegui entender a linguagem dos personagens e em muitos momentos me perguntava se era portugues o que eles estavam falando. Acho que faltava alguma coisa ali, naquelas cenas exuberantes cheirando à première.Faltava o elemento humano popular, faltava a galhofa entendível e entendida, faltava a essência Ariano e todas as suas nuances que me encantaram à primeira vista.
Como não gostar do Ariano? E acima de tudo por que eu gosto do Ariano? Porque ele sou eu e eu sou ele, porque somos nordestinos e feitos desta mesma palavra poeira, porque ele é brasileiro e eu também sou e tem também o quesito amor e coração, gosto e pronto. Consegui me explicar?!

Publicado originalmente em 19/06/2007

Nenhum comentário: