15 de fev. de 2009

Sonhos e castelos de areia...


Há quem veja nos castelos de areia imagens negativas de sonhos que naufragaram...Há quem veja na imagem das pessoas que constroem castelos de areia, alguém que há muito perdeu o senso e não mais sabe o que fazer com uma vida dura e sem salvação. Para mim a imagem do castelo de areia sempre foi emblemática. Quando criança,nas raras vezes em que ia à praia, eu gostava de construí-los, e passava horas e horas absorta no alegre construir de pontes,quartos de princesa e salões de festa...Enquanto meus irmãos e amigos jogavam bola,boiavam na água,enchiam de pânico os adultos que faziam tudo na praia,menos descansar,eu deixava-me ficar ali,animada com meus personagens de duna,embevecida com as peripécias das pessoas da côrte,que saíam direto de minha imaginação e iam morar ali,naquele castelo à beira mar.Lá pelas cinco horas da tarde o mar subia e ao invés de me inquietar com esta perspectiva, eu fazia exatamente o contrário,pois era com extrema ansiedade que eu esperava por este momento. Ver o mar com sua fúria invadindo e destruindo tudo me causava uma extrema excitação. Eu pensava cá comigo, "lá vem o rei de todos os reis" e imaginava que o mar era meu amigo,pois apesar de levar a comunal estrutura de areia,ele não me levava. Antes,tocava em mim,com sua boca salgada,me beijando os pés e enchendo de sal os meus cabelos. Eu pensava "Putz,ele não me levou,então no mínimo eu devo ser mesmo importante,pois ainda estou viva" .O que sei, é que eu sempre apreciei fazer castelos de areia e sempre ansiei pelo momento em que veria o mar vir buscá-los. O mar sempre aceitava o meu presente, e isso era um bom sinal. E o que mais me alegrava na vida,era saber que por mais que o mar levasse meu castelo,eu sempre teria a chance de fazer outro, e outro e outro.Ou seja,o mar nunca esgotava meu horizonte de perspectivas,pois eu sempre poderia começar de novo, e por ter um novo começo sempre,as vezes acontecia de fazer castelos ainda mais bonitos que os anteriores.Com a idade adulta,eu deixei de fazer muitas das coisas que amava.Cessaram os passeios,os amigos,as praias,os castelos.Mas nunca esqueci desta grande metáfora que aprendi com a vida.Construir sonhos é como construir castelos de areia. Se ousamos sonhá-los temos também que estarmos preparados para um possível naufrágio. Se a água vem e molha tudo,desfazendo os sonhos,temos que lembrar sempre que vai haver outra chance e que sempre será tempo de recomeçar. O grande rei que pode ser o mar,ou pode ser Deus,pode não concordar com seu castelo.Mas saiba que sempre haverão outros,e poderemos até com o naufrágio,construir melhores e mais resistentes fundações. No mais, sempre haverá a dica,um segredinho que ainda não contei: As vezes quando queria que um castelo durasse pra sempre(crianças sempre acreditam que o pra sempre nunca acaba)era só construir o castelo longe do mar.No sopé da areia em que o mar nunca chegava.Pois é,até mesmo as crianças as vezes têm a nítida noção de grandes sonhos. Se o seu sonho for muito importante e se o desejares do fundo da alma,uma coisa eu lhes digo:não há mar que os derrube.Pois até mesmo o mar as vezes se rende às grandes coisas desejadas pelos homens,do fundo de seus corações de areia e névoa...
Imagem: Getty images

6 comentários:

manuela disse...

ah, manu, essa é uma das maiores belezas da vida, o poder começar de novo!

por isso vamo que vamo, experimentando, nos aventurando!

beijo grande!

Marco disse...

Que texto bonito, amiga...
Quando eu era menino, e me levavam à praia, eu ficava como os seus irmãos, brincando dentro d'água. mas também gostava de brincar na areia, não fazendo castelos, mas túneis e pontes. será que tem metáfora nisso também?
Gostei muito do seu escrito. Carpe Diem. Aproveite o dia e a vida.

Mago disse...

cláp,cláp,cláp,cláp,cláp
LIndo e profundo o seu texto, eu tenho minhas estórias com o mar, serque amo e admiro tanto, com quem me sinto em paz e com Deus. REcomeçar é possível sempre, o segredo é o desapego peloque fazemos, pois, se não somos apegados, estamos sempre pronto para abandonar um projeto e começar outro caso isso seja necessário. Um grande beijo do Mago e tudo de bom!

Ale Quites disse...

Como eu gosto dessa garota que mora nas nuvens... Beijos

Ana D disse...

Gosto muito daqui...O que leio, as imagens...Parabéns!

sammyra disse...

ai que coisa mais linda...
desejo com todas as minhas forças que mar nenhum derrube meus castelinhos de sonhos!
Amei seu post! Totalmente up!
Beijo, flor!