16 de mar. de 2009

As (Às) mulheres de klimt

Danae (1907-1908)
Judith,Emilie,Margareth,Fritza,Adele,Mäda,Einige.Muitas foram as mulheres retratadas e imortalizadas nas telas do pintor austríaco Gustav Klimt. Coloridas,héteros, sensuais,feias,bonitas,engraçadas,pitorescas,desanimadas,lésbicas,gordas e magras.Mulheres de todo o tipo e pintadas com a destreza e a delicadeza que só mesmo um artista seria capaz de revelar.Muitas foram as escolhidas por Klimt,mas a minha se chama Danae,e é para mim,uma espécie de símbolo,signo natural que representa sensualidade e entrega.Conheci Danae em 2003,quando montava um post para o meu primeiro blog.Ao ver a imagem do quadro,subitamente estaquei.Danae tocara fundo na minha alma,porque era tudo o que eu queria ser,a imagem de uma mulher entregue ao seu sentimento,à mercê do roçar dos pincéis de seu amo e senhor,um pintor que ao passo que a imortalizava com suas tintas,beijava-a com sua arte.Danae possui cabelos vermelhos e seios à mostra.Nua,recostada sobre uma manta de seda,fecha os olhos e deixa-se sonhar.No que será que pensa Danae?Em que mundo vivem os seus sonhos?Que tipo de homem a agrada?Que cheiros?Que perfumes?Embebida em sua própria condição de mulher feminina,Danae representa a obra de um pintor que mexe com cores vibrantes e exalta em suas telas o vermelho sempre vivo da paixão, o verde encarnado da esperança,o amarelo ouro,o marrom terra e o preto céu noturno.Klimt é homem e também é mulher,na medida em que parece entender esse universo tão complexo e ao mesmo tempo tão cristalino.Prender todas as mulheres numa moldura?Muitos achariam impossível. Mas Klimt consegue este feito. Pois ao retratar as mulheres que conhecia,ao retirá-las de seu mundo particular,ele acabou por imortalizar para sempre a beleza sensível e tocante de toda mulher.A mulher que se entrega,se apavora e se apaixona.A mulher que sofre,que lamenta e que se abandona.A mulher que é poesia e é arte,a mulher que esfria de dia e que de noite arde.Mulher em essência e conteúdo,mulher.E como é bom ser mulher, como é bom me ver nas mulheres de klimt,sobretudo em Danae...

6 comentários:

Mago disse...

Mulheres... Como as amo, atodas elas, não sei o que em mim me deixa tão à merce do ser feminino, talvez minha própria alma que é metade feminina e me faz ver as maravilhas que há neste ser fantástico chamado mulher...
UM grande beijo e você como sempre lindamete representanto bem seus escritos. Até mais ver.

Marco disse...

Uau!
Mas esta minha amiga transborda sensibilidade... E faz uma análise da pintura que emociona a quem lê. O que faltou você dizer sobre esta bela pintura? Quase nada. Talvez que ela expressa a princesa Danae, filha de Acrísio, de extrema beleza, que foi aprisionada por seu pai numa torre de bronze para que uma profecia não se cumprisse, a de que seu filho haveria de matar o avô. ela ficava lá, na torre, presa e vigiada. Certa vez, estava ela dormindo quando Zeus, profundamente enamorado, se transforma em chuva de ouro, entra no quarto de bronze e a fecunda. Nasce Perseu, que futuramente acabou mesmo matando acidentalmente o seu avô.
Seu texto é brilhante. Aprendi muito lendo e percebendo a sua observação de uma obra de arte. Carpe Diem. Aproveite o dia e a vida.

Moça do Fio disse...

Eu não conheço o autor, e nem suas obras.

Digo, não conhecia. Pois após ler este post, consegui ser tocada pela tua belíssima e delicada (aliás, você transborda delicadeza) análise acerca de Danae.

A moça retratada é linda [tal qual você]. Tem um rosto angelical, parece estar num sonho maravilhoso. E as pernas, exuberantes, contrastam com a leveza da face rosada, da boca semi-fechada... Lindo, lindo.

Você é incrível.

Beijos.

PS: Ler você é começar o dia bem.

manuela disse...

ah, eu sou fã das cores de klimt! não conheço muito o estilo periodo, nem suas mulheres, mas adoro seus quadros cheio de detalhes minimos, de delicadeza.

se tudo der certo vou a viena ainda esse ano, o museu dele é item obrigatorio da minha lista, :)

beijocas!

Wagner Marques disse...

Adorei seu blog!

e Adoro Klimt!

Lu disse...

Desculpe minha ignorância artística kkkkkkkkkkkkkkk
Beijão
Boa semana