1 de mar. de 2009

Mutações

Quando eu era criança,lembro de certa vez ter me indisposto com uma colega minha.Tinha pegado uma caneta dela emprestada e esta estourara,molhando de azul minha folha de caderno.Esta colega com os punhos à mostra deu a cartada final: Ou traria outra caneta novinha no dia seguinte ou ela quebraria todos os meus dentes.Eu o que fiz?Trouxe-lhe outra caneta no outro dia,claro.Outra vez já adolescente,minha professora de português lançou em classe um concurso de redação com tema livre.Muitos colegas escreveram a sua,mas apenas uma foi escolhida, a de uma menina que eu odiava.Logo em seguida descobri para minha tristeza,que se tivesse entregue à professora a minha redação(O que não fiz por pura vergonha),eu teria ganho o concurso. "Só agora que você me mostra? A sua teria ganho com certeza,pois está muito bem escrita!",disse a professora.E assim tem sido durante toda minha vida;em muitos momentos sinto que deveria ter agido de outra maneira,em muitos casos sei que bastaria apenas mais um passo,um voto de confiança em mim mesma e tudo teria sido diferente.Incrível como nossa vida está sempre mudando,se mutacionando. Incrível como a vida dá voltas e acabamos indo parar em lugares nunca antes imaginados,situações nunca antes vividas.Houve um tempo em que isso me animava,pois via esta antimonotonia da vida como algo positivo.Mas já faz tempo que não sei mais lidar com mudanças bruscas.E me pego assim,meio sem chão,sem saber ao certo, como dar a partida e recomeçar. O fato é que se as mudanças nos trazem algo de bom,não é no momento que elas acontecem que percebemos.Pois,uma vez envoltos nessa dor que é só nossa, não lembramos de atribuir um valor positivo à nossas lágrimas. O sábio Kierkegaard disse uma vez que quando não desejamos ser o que somos,vamos de encontro à nossa essência, e com isso nos ferimos.Mas já quando desejamos ser o que não somos,podemos estar diante de uma grande possibilidade: crescer,mudar.(Tentador,não?!).Na verdade o que o grande sábio parecia querer dizer é que no momento em que ousamos desejar ser diferentes,rompemos a barreira da mesmice e neste caminho que leva ao auto-conhecimento,acabamos nos transformando em pessoas melhores. Eu, já quis ser bailarina,escritora,veterinária.Muitas coisas.Estes desejos se foram.Por hora eu me contentaria em ser apenas eu mesma,mas confesso que transformar as minhas falhas e farpas em coisas positivas me agrada e muito.Hoje o meu desejo de mudar é grande,pois quando perdemos algo que muito amávamos, a primeira e melhor opção é sempre a boa e velha auto-avaliação.Onde foi que eu errei?Como faço para não errar de novo?No fundo fica a certeza de que a vida infelizmente não nos dá a resposta para muitos de nossos questionamentos.A vida apenas está aí,para ser vivida, e não, questionada.A crise pode muito bem nos levar ao fundo de nossa alma,ao limbo permanente de nossos defeitos,mas enfim,pode também ser uma chance de mudarmos o que não serve em nós e então mutacionados, partirmos para novos e mágicos vôos...

Imagens: google imagens

6 comentários:

estrela dalva disse...

"vou me encontrar longe do meu lugar...".

O tempo apresenta boas condições para levantar voos.

Atenção tripulação, portas em automático. ;)

Dilberto disse...

[ Deliciosa a crônica "A Caixa", o mesmo se dizendo desta "autoanálise" sobre nossas mutações... Mudemos sempre, sem perdermos nosso chão, pois é lá que estão nossas raízes - e são elas que nos ajudam naquele "decidir já"! Grande abraço! Até a volta!

Moça do Fio disse...

Olá, moça.

Engraçado como em alguns trechos eu me vi nessa historinha.

Mas vamos crescendo e aprendendo algumas coisas. Afinal, a vida é uma escola.

Muito bacana, a sua escrita.

Abraços.

Mago disse...

A vida é isso mesmo, uma eterna mutação, onde abandonamos nossa casca para voos maiores e outras vezes nos recolhemos para nos recuperarmos das quedas e medos vividos. Eu memso estou rompendo uma fina película do meu passado recente para tentar construir um presente melhor para um futuro brilhante.
Um grande beijo meu anjo e tudo de bom!

Helder Herik disse...

menina, gostei muito do seu blog. Estava eu no cantarolando o dia e resolvi clicar no teu link e cá estou. Amando todo o blog, do visual aos textos. bem escritos, de boa esética. Inteligentes.

Parabéns.

Vou Linkar

carol disse...

Se eu não quisesse ser tanto, talvez hj não fosse nada.

Ou como diz o Rafic, do Rei Leão. (rs) "Mudar é bom, mas não é fácil".

Bela reflexão.