7 de mar. de 2009

Eu X o outro

Eu não sou eu, nem sou o outro
sou qualquer coisa de intermédio,
pilar da ponte de tédio,
que vai de mim para o outro.

(Mário de Sá Carneiro)


Conversa,colóquio,conexão.Incrível como estas palavras me soam tão bem.Incrível também esta minha necessidade,esta prioridade absoluta que tenho de conversar,de me comunicar e de estar com o outro,bebendo-o, sorvendo-o,tornando-me duas e uma e duas novamente,nesta magnífica troca de informações.Sim, e infelizmente,o homem prefere construir muros ao invés de pontes,principalmente nos dias de hoje em que não podemos mais confiar em quase ninguém,onde até mesmo as crianças já nascem criando inimigos.Mas o fato é que ainda assim,para mim, o outro será sempre fonte inexorável de descobertas,e as histórias vividas e a mim contadas terão sempre imenso sabor.Eu, sempre gostei de conversar.Na rua,no ônibus,na escola,no trabalho,em casa.Desde tenra idade gostava de contar o meu dia às minhas bonecas.E no alegre colóquio,ficávamos nós a discutir premissas da vida.(As bonecas podem ser grandes ouvintes).Nunca fui uma pessoa popular,e na escola não tinha grandes multidões ao meu lado,na hora do intervalo.O que eu tinha sempre,porém,era um velho e bom amigo que comigo quisesse conversar.Apesar de tudo,o ser humano sempre me despertou curiosidade.Me encanta,a maneira como agimos de maneira igual em diversas ocasiões,mesmo sendo tão diferentes.O ser humano é um só e apesar de ter evoluído e de teimar em ver valor na cor da pele ou no volume de notas de dinheiro nas carteiras de cada um,ele é igual,quando se apaixona,quando ama,quando se deita e morre de amor. Na ponte que vai de mim para o outro,eu serei sempre o intermédio.Porque a partir do momento em que o meu eu entra em contato com o do outro eu não sou somente eu e sim uma nova pessoa, formada pelo que sou e pelo que o outro é,metade mim,metade o outro,nesta alegre e curiosa fusão.Retire de mim a minha capacidade de me comunicar e eu estarei morta.Impeça-me de exercitar minha fala e eu definharei tal como um pássaro impedido de alçar vôo em suas manhãs azuis.E afinal,ter o outro em nós é maravilhoso.E mesmo que não tenha ficado nada de mim,nenhum fragmento meu nas pessoas com as quais estive em minha vida,com as quais conversei e troquei experiências,o que sei,é que no momento em que estivemos conectados,aprendi coisas novas e acrescentei em mim,pedaços seus,fragmentos e cacos existenciais e eternos que fazem de mim o que sou hoje.Pronta para continuar mudando,cá estou eu,à espera de novas conversas,novas e sutis descobertas.
Imagem: google imagens

6 comentários:

Moça do Fio disse...

Uau...

Sabe, vou contar um segredo: há um tempo eu passei por um problema e quis me refugir em mim. Eu pensei, no auge da minha inocência, que poderia viver só, que poderia me privar do convívio de algumas pessoas. Tsc. Enganei-me. Preciso, da mesma forma que você, de diálogos, presença, pele. E é como você disse... se algum dia eu fosse impedida, por alguma decepção, ou por outro motivo, de relacionar-me, de falar com as outras pessoas, eu me sentiria tal qual um pássaro que tem suas asas cortadas.

É só no outro que podemos ser completos.

E eu sinto-me completa (mesmo que não nos conheçamos) cada vez que você deixa um "bilhetim" pra mim. Suas visitas são sempre agradáveis.

Beijo.

PS: Lamento pelo seu avô. De verdade.

Solange disse...

fale, fale, fale... porque você fala lindo demais !!!

Amei.

Beijo carinhoso,

Solange

http://eucaliptosnajanela.blogspot.com

Ana D disse...

Se tem uma coisa que gosto é de tentar desvendar pessoas na base da comunicação...rs Pretensão, mas eu gosto...E seu texto me fez concordar, ler e concordar..rs.. beijo !

Helder Herik disse...

Pois eu estou vindo aqui pra manter uma conversa com você. Vamos nos comunicar por intermédio de nossos blogs, esse extraordinário meio de comunicação. Que bom que é ler o que escreves. Vou te linkar desde já. Para não nos perder-mos.

Adorei o texto sobre a televisão.

beijo do Helder Herik

Carolina de Castro disse...

Muito graçinha seu texto!!
As novidades sempre chegam.
Basta ter esperança na vida!
Beijo grande

Mago disse...

Olá! Por um mmento pensei que estivesse falando de minha pessoa, falante e necessitado de comunicar-me com o outro. Lindotexto e dizer isso aqui já está virando clichê. Um grande beijo do Mago e tudo de bom linda!