14 de nov. de 2009

Diálogos

Arrufos - Belmiro de Almeida, 1887.

O teórico: "A nova geração de pintores saudou Arrufos como se fosse uma revolução. Gonzaga Duque, que serviu de modelo para o homem, exclamou que, no Rio, ainda não se havia pintado um quadro importante como esse. Talvez por isso, causou um pequeno escândalo na sociedade carioca, entre patronos do museu e a aristocracia do Império. Arrufos reside atualmente no Museu Nacional de Belas Artes, na Cinelândia, no Rio de Janeiro." 

O marido: "Não adianta Isolda,não adianta. Eu te disse que da próxima vez que tu não tirasses meus sapatos ao chegar em casa eu nunca mais te deixaria ler aqueles livros de amor que tu tanto gostas.Não adianta,não posso permitir que tu vistas aquela cinta liga rosa que tua irmã trouxe de Paris e nem posso permitir que sentes ao meu lado da próxima vez que o coronel Melquíades vier me visitar.E nem adianta chorar que não te darei o prazer de minha companhia quando eu for fazer apostas no Jóquei ou reunir-me com amigos no sarau do Ouvidor às quintas...Lugar de mulher é em casa cuidando dos filhos e das roupas e comida do marido"

Ela: "Idiota,vou ficar aqui o tempo que for preciso.Enfiarei minha cara neste sofá e fingirei chorar até que ele se canse, até não poder mais. Ah Euzébio como te odeio! Ah como tú hás de me pagar tudo o que tem me feito sofrer. Biltre! Pulha! Acaso pensas que fico sozinha em casa a tricotar quando tu sais? Acaso pensas que quando tu te ausentas eu não recebo visita alguma? Como és idiota caro marido! Saiba você que  quando tu vais ao jóquei é outro, o cavalo que cavalga em mim e quando no teu sarau estás a ouvir as vozes de poetas vazios e obsoletos, eu estou aqui a ouvir entre os ouvidos palavras quentes e ainda mais alvissareiras!Continua a fumar pilantra! Que este cigarro ainda há de te matar! (e que seja breve!)Lugar de mulher é em casa cuidando dos filhos e das roupas e comida do marido? Não me faça rir, ridículo sacripanta!Que eu pago a Luzia para ficar com a Adrianinha e o Euzébiozinho, e é ela mesma que cozinhas para tu! Como os homens são idiotas ahahahaha (risada histérica) Que homem rídiculo meu Deus!"

Conclusão: Para cada amor vazio, haverá sempre a procura por novas ilusões, ainda que fugidias, em contrapartida. Porque o amor é feito de duas vias. E se não traz felicidade acaba sempre por trazer à tona sonhos e desejos a muito escondidos. Amor e posse nunca foram bons companheiros. Hoje, amanhã, no século passado.

2 comentários:

Francine disse...

É isso mesmo. Por mais que o tempo passe, por mais que as mulheres já conquistaram tantas coisas ao ponto de não precisarem mais fingir como ela sempre tem uma história, um acontecimento que nos faz lembrar o quanto ainda engatinhamos rumo ao amadurecimento, a compreensação, a liberdade, ao respeito.

Gostei muito desse post.

Até sábado no LuluzinhaCamp :)

Beijos!!

Mariana Silveira disse...

Tens razão :
Assisti um filme essa semana que coincidentemente me lembra Isolda..
Filme brasileiro: Romance.
Conheces?
Um grande abraço!