25 de fev. de 2010

Metaficção ou a vida além da tela


 Já tem alguns dias que no site da globo ponto com, pesquisando notícias sobre um assunto qualquer, me deparei com o blog "sonhos de Luciana". Foi qualquer coisa de mágico e nonsense perceber que ali, exposto na grande rede, estava o blog que a personagem em questão mantém na novela da qual faz parte. Aí emocionada com o que via, comecei a pensar como é comum as vezes, trazermos aqui pra fora, personagens que amamos. Encantados e tomados de paixão que ficamos, passeamos com eles, dormimos,rimos e papeamos durante horas. Quem nunca quis ser amigo de Anne Frank? Quantas vezes tal qual Harry Potter, não quisemos estudar em Hogwarts? Ou quem sabe viver a emoção de ser um personagem de Stephen King? O que sei é que foi realmente uma grande sacada, a de Manoel Carlos, de colocar on line o blog que a personagem mantém na novela. Grande jogada de mestre, fazer com que a gente aqui de fora, mantenha um link com uma personagem tão carismática como a Luciana, vivida pela talentosa Alinne Moraes. Muitos são os comentários que o blog recebe, muitas são as pessoas que envolvidas com a  história, dialogam de verdade com a  personagem, embebidas que estão, pela áurea da dramaturgia que flerta com a realidade que só mesmo Manoel Carlos poderia nos proporcionar. Não digo que aprovo cem por cento o estilo Maneco de escrever, a fixação pela vida colorida de um Rio que só existe mesmo em sua imaginação me incomoda. Assim como me incomoda a maneira romântica como ele aborda os problemas sociais. Mas não posso negar que ainda assim ele é um de meus novelistas preferidos, porque consegue nos fazer pensar sobre nossas falhas e faltas, de uma maneira direta e cotidiana, pois é do cotidiano que ele tira as suas histórias. Olhando pro blog eu me lembro do bruxo do Cosme velho: o que Machado de Assis haveria de pensar se soubesse da existência do blog? Como reagiria ao fato duma personagem saltar da tela e vir cá para fora personificada em palavras? Ah Machado, você haveria de achar tudo de um realismo tremendo e estariam os dois a tomar chá agora, você e o Maneco, numa mesa do Leblon, ouvindo o som do mar a bater nas pedras e discutindo cotidianeidades...

4 comentários:

Mima disse...

Manú..
Não assisto novelas.. Na verdade tenho pouco paciência pra televisão..

Mas acho que a proposta é bem interessante.. Fui lá no blog conferir, e é interessante o fato da personagem ganhar vida fora da novela tb né?!!


Beeeeiiijos*)
As coisas mudaram por aquii..

ticoético disse...

Cocordo quando diz que foi uma sacada de mestre,por acaso estava a assistir a novela quando a personagem irmã de luciana lhe presenteou com o blog,no mesmo instante advinhei o que iria acontecer,era o que eu faria,o que qualquer um faria,seria quase inédita a possibilidade de contato da vida real com a ficção,fico ainda mais admirado em ter quem repare como você,enfim,belo texto.
abraço !

Luci disse...

Eu adoro essa novela.
Gosto muito das novelas do manoel Carlos,e realmente me surpreendeu ver que o tal blog da Luciana realmente existe.

Fui lá dar uma conferida e gostei muito do que vi.


abraços e uma otima semana.

Karina Cedeño disse...

É incrível o dom que alguns poetas, romancistas e novelistas têm de dar vida ao personagem, a ponto dele dialogar com a gente na vida real. Poucos conseguem isso, e muito admiro os que conseguem, como Manoal Carlos e Machado.

Vou dar uma conferida no blog da Luciana!

Beijos!