25 de mar. de 2010

Baianidade

O baiano em sua grande maioria gosta de dançar. Eu não sei o que dá na gente, mas basta avistar uma folia que  lá estamos nós. O baiano é festeiro. E leia-se o festeiro aqui, como aquele que gosta de fazer festa. É dessa maneira que até mesmo o baiano que não curte o carnaval, festeja com seus amigos em casa, faculdade, igreja ou açougue;exercitando com eles a palavra comunhão.Os baianos são fáceis. É incrível como sabemos acolher e muitas vezes temos fama de bobos por causa disso. O baiano é bom de mesa, é bom de conversa e de gargalhada. Ano passado dei uma aula sobre cultura brasileira e refletindo sobre o conceito de baianidade, me quedei muitas vezes absorta. A baianidade é o que somos, o que temos, ou como nos portamos? A baianidade é algo que só os baianos possuem, ou uma pessoa que vem de fora e nos ama, tb pode ter? A baianidade é tudo aquilo que diz respeito à nossa linguagem, música e literatura? ou vai além, e atravessa a nossa maneira de andar, dançar e cantar? Vejo a Bahia como uma grande mistura: de crenças, de gente, de música e quereres. Num mesmo estado cheio de delícias podemos ver à flor da pele, problemas, agonias e decepções. Somos evangélicos, católicos, ubandistas e budistas. Somos brancos, negros e mulatos, somos pretos. Somos trabalhores e persistentes. Lutamos contra nós mesmos e contra o preconceito. Se somos preguiçosos? Se somos sexuais?Lentos? Burros? Deixo à vc que me lê a nobre missão de se deixar descobrir, sem se levar por estereótipos. Uma vez numa cidade mineira, num cinema, vi um menino questionar um outro, perguntando se ele estava fazendo uma "baianada". Ou seja,para muitos, errar, fazer algo mal feito ou cometer algo que seja julgado burrice, é fazer uma baianada. O que dizer disso tudo? prefiro nada dizer. Antes, me calo, por seguramente saber, que só quem é baiano ou gosta de um, sabe a dor  e a delícia de se viver num lugar que é seu. Assim como um paulista, um mineiro, um gaúcho. Todos devem amar o seu lugar, com suas vantagens e desvantagens,com suas alegrias e contradições. Todos cantam sua terra e eu estou a  cantar a minha. Porque aqui é o meu lugar. E ainda que viaje e ande por aí, aqui ei de sempre voltar, em corpo ou ainda que em alma. Esse é o meu lugar.

3 comentários:

Paloma Cândida disse...

Manú eu é que estou honrada em tê-la como leitora, uma professora tão digna de nossa profissão(já me incluo também)rs!!

Amooooooo seu blog de verdade, adoro tudo o que vc escreve, estou por aqui sempre!!!


Um bj , Pá.

Marco disse...

Eu adoro a Bahia e os baianos. Quem implica com baianos são os paulistas. Porque um paulista é a antítese do baiano e vice-versa.
Já baianos e cariocas são muito parecidos.
Carpe Diem. Aproveite o dia e a vida.

Anônimo disse...

Não tenho sangue baiano,mas tenho cearense!E não há povo mais agradável que esse povo Nordestino!