12 de dez. de 2008

Era do sonho

Estamos vivendo a era do sonho.A volta da crença em valores há muito esgarçados,há muito esquecidos.Pois,nunca a humanidade precisou tanto do sonho.Nunca ela precisou tanto da arte e do sonho que esta suscita.Há na atualidade, em cartaz no cinema,uma grande profusão de filmes que abordam situações e personagens oníricos. Já fui ver quase todos.Histórias que abordam o desconhecido,o inexistente,os contos de fadas, que retratam personagens, que, "felizes para sempre", parecem rir de nossas vidas comezinhas e nem sempre óbvias.E se o cinema é uma espécie de extensão do que o homem pensa e deseja, nada mais natural do que vermos refletido na tela, justamente o que nos falta.Precisamos do sonho porque a vida se tornou deveras pesada.Precisamos do sonho,porque o coração reclama cuidados e o amor,essa fonte que nunca deveria secar,é a coisa mais rara de se conseguir e manter.Precisamos do sonho porque o preço do pão aumentou,porque o preço da gasolina aumentou,porque o preço da vida aumentou.Há muitas promoções nas vitrines,muita queima de estoque,mas nada que nos deixe esquecer que é tempo de homens partidos,homens que mendigam o pão e que enxergam nas vitrines não as promoções que elas apresentam,mas sim o descaso dos que podem não somente ver,mas comprar o que elas oferecem.Sim,porque aproveitar uma promoção é fácil,difícil é olhar para o lado,para o irmão amarelado de FOME. Precisamos do sonho porque a política, a desigualdade social,os juros,a correção monetária e a inflação vão mal.Precisamos do sonho porque as doenças assolam o mundo, e por mais que nos doa,nos que sofrem dói ainda mais.Morrer de fome dói.Morrer de sede dói.Morrer de AIDS dói.Morrer sozinho dói. Precisamos do sonho, acima de tudo, para que a loucura não se estabeleça.Precisamos do sonho para que a tristeza não nos tome de assalto, e para acreditarmos que vale a pena se estar vivo.Estamos na era do sonho, e podemos fazer nossas apostas.O mundo há de continuar sonhando.Porque a vida, esta está cada vez mais longe do que é sonho. Surpreendentemente,plena de realidades.
Imagem: Google imagens

11 comentários:

Millena Palladino disse...

A vida e o sonho só não andarão juntas se vc não quiser. ;)
Obrigada pela visita! Também gostei daqui!

Cin disse...

"O mundo há de continuar sonhando.Porque a vida, esta está cada vez mais longe do que é sonho. Surpreendentemente,plena de realidades."

Amei isso.
Bjinhos!

Rosana disse...

o sonho é muito importante... se nao temos sonhos... nao temos pelo que lutar e viver!!!
beijoo

Maria Fernanda disse...

AAAAh os sonhos... Que seria de nós sem eles? A vida seria entediante se não tivessemos um sonho, ainda que besta, para nos motivar a seguir adiante...

*Lusinha* disse...

Sim, preciso do sonho para me permitir sair dessa realidade, às vezes tão dura, de vez em quando.
Bjitos!

Lu disse...

A vida anda tão dura, é tanta coisa ruim que a gente vê na TV, na casa do vizinho, na nossa casa, que a gente tem que sonhar mesmo =)
Beijão

Ana D disse...

adorável...

Ana D disse...

comovente...

Mago disse...

Quero parabenizá-la pelo blogue e dizer que gostei muito do seu espaço. Concordo contigo, o mundo está duro, mas acredito que seja muito mais que sonho, acredito que tem muito mais a ver com a maneira que você enxerga o mundo. Sonhar é importante e buscar realizar o sonho também, embora as pessoas pecam ao sonhar com perfeições, e este mundo não foi feito para perfeição. Gosto da vida plena de realidades, pois junto com as duras realidades como o amarelado de fome, as injustiças sociais, as desigualdades as doenças, há também a solidariedade, as amizades, as pequenas alegrias, o abraço de uma criança, os animais. Se baseramos nossa vida no consumismo, seremos eternos miseráveis. Não s ou feliz pelo que tenho, nem pela posição social que me encontro, mas pelo que sei, pelas pessoas que amo, pelas alegrias que posso levar e pelas tristezas que posso curar. Sou feliz por estar vivo.
Os sonhos, realizados ou não, sçao aepans uma parte desta vida, é preciso antes de tudo olhá-la como um todo não somente as misérias que ela traz, mas o aprendizado que vêm junto com ela.
Obrigado pela visita, ótimo texto, voltarei assim que puder pois não tenho computador nem internet. Até mais!

Pipa disse...

Manilds, atualiza o blog!!!

Magui disse...

Deus te ouça!