23 de dez. de 2008

A terceira margem




Um pai de família, largando mulher e filhos,sai de casa, num dia ensolarado de sol,pega seu barco,e ao passo que percorre as águas do rio turvo,se vai para longe,para nunca mais...Em "A terceira margem do rio" de Guimarães Rosa,conhecemos a história de um homem que ao se deparar com seu vazio interior,com seu caos cotidiano e enlouquecedor,opta pela terceira margem de um rio desconhecido,um universo paralelo que não é direito ou esquerdo,primeiro ou segundo,mas que é um caminho do meio,saída lógica para quando não se quer o comum,o de todo mundo.O homem resignado que sai de casa à procura de um rumo, de um sentido em toda a loucura que parecia viver, tem muito de todos nós.Lembro que ao ler pela primeira vez este conto,não pude deixar de notar e lembrar as vezes em que eu parti pelo caminho do meio.As vezes em que não podendo ter algo que muito queria,optei pelo caminho do meio,por ter algo parecido,ou que fizesse o mesmo efeito."Não se engane,a vida vai tratar-te mal",me disseram,e eu nem sabia ao certo o que essa frase queria dizer,quando comecei a perceber que a minha vida nunca seria completamente cheia de flores.Conheço pessoas que não conseguem ou não enxergam a terceira margem.Que vêem o mundo sempre de maneira dicotômica: certo X errado,Liberdade X prisão,Doença X saúde, Pecado X perdão, Deus X Diabo e assim sucessivamente.Essas pessoas enxergam apenas dois caminhos:o de ida e o de volta,não parando para perceber o terceiro caminho que é sempre possível.É como se o olhar dessas pessoas não fosse treinado para enxergar a terceira margem,como se à essas pessoas não fosse permitido a visão de um terceiro olho,caminho necessário para aqueles que não conseguem exatamente o que desejam, da maneira como desejam.A verdade é que muito raramente as coisas acontecem em nossas vidas da maneira que sonhamos.E se queremos ser felizes,é preciso estarmos alertas para os vários atalhos que nos serão apresentados em nosso caminhar.E quando se trata de amor,isso se torna ainda mais delicado e profundo.A partir do momento em que cativamos alguém,em que nos envolvemos e envolvemos alguém,temos que ter a consciência que com o amor não se brinca,pois muitos mataram,sofreram e viram suas famílias desintegradas em nome dele.O amor é coisa séria! E principalmente nele,quase sempre,temos que pegar a terceira margem,ceder aqui e ali,porque o amor não é via de mão única, sendo justamente, suas infinitas nuances e características que fazem dele um sentimento deveras singular.Da próxima vez que você se vir enrolado numa história de amor,experimente a terceira margem,experimente o caminho do meio,saiba ceder,saiba fazer concessões,costuras,remendos,emendas.O amor é isso aí.Misto de vida e destino.Terceira margem que os que sofrem procuram,cura para a loucura diária que experimentamos.




P.S: Um Natal cheio de paz para todos nós,agora que é chegado o aniversário do menino luz, que possamos nos enternecer com a lição que ele nos deixou.
Imagem: Google imagens

10 comentários:

Pipa disse...

Sou do tipo de pessoa que acredita que o amor, seja ele qualquer amor, só dá certo se acontecer na margem do meio.

Belissima reflexao, Manú!

Marco disse...

Olá amiguinha Manuela Bossanova,
que texto lindo este seu, heim? Muito bom... Eu concordo inteiramente contigo. Sempre há caminhos alternativos, se queremos mesmo fazer nossas estradas.
Um Feliz Natal para você e um 2009 repleto de pequenas maravilhas diárias. Fique bem, fique com o aniversariante. Carpe Diem.Aproveite o dia e a vida.

teresa disse...

postagem pura e profunda sobre o amor.

amor é isso mesmo.

é questão de escolha.

=)

Estava Perdida no Mar disse...

Q a gente consiga entender a mensagem de Cristo. Isso já seria o suficiente.
Beijos.
Vou te linkar, obrigada pela visita

Marianna disse...

Oi, Oi. Tudo bem?
Passando pra conhecer seu blog.
ADOREI! Muito legal o espaço aqui.
O texto ficou lindo. Parabéns.
Já nem é preciso dizer que voltarei mais vezes. =P
Um ótimo final de ano pra ti. Que 2009 seja repleto de boas vibrações pra vc moça. Td de bom.
Bjinhos.
(Tá "linkada").

*Lusinha* disse...

Eu li esse livro do Guimarães quando era muito nova e como foi a contra gosto, pouco absorvi do que o livro poderia nos ensinar. Mas essa é uma das histórias que vejo as pessoas falarem mais e sei que é por essa mensagem que ela retrata, dessa possibilidade de enxergarmos além.
Um ótimo 2009 pra você!
Bjitos!

Ana D disse...

Tão bom ler por aqui rs

Mago disse...

ótimo texto, mas permita-me dizer uma coisa. Dos vários atalhos que a vida apresenta, quase nenhum deles é a margem do meio, geralmente estão ou na direita ou na esquerda. O caminho do meio não é um refúgio, muito menos uma meio...é o ínicio de algo que todos procuram mas poucos alcançam... O equilíbrio, seguir na margem do meio é ser considerado louco por uns e frouxo por outros, mas o que importa é que, quando se estamos no meio tudo é possível, tudo é maior, as alegrias, as dores e a esperança. Feliz 2009 e tudo de bom. Amei seu texto e sempre gostei de Guimaraes Rosa... Obrigado por este momento tão lindo!

Rosana disse...

oi Manu... espero que tenha tido um natal maravilhoso e abençoado, e que 2009 seja um ótimo ano! repleto de realizações!
beijoo

Pablo disse...

Que bonito ficou seu blogue novo! Gostei. O link está devidamente corrigido.

Beijinho e um ótimo 2009 para você,

Pablo
http://cadeorevisor.wordpress.com